Nosso objetivo é fornecer o melhor serviço possível com respeito e carinho. É importante que saiba da nossa política de cancelamento para que possa se planejar da melhor maneira possível. Taxas são cobradas em diversos casos devido a regras e políticas impostas por diferentes operadores de turismo. Leia com atenção para sua tranquilidade.
TERMOS E CONDIÇÕES – ALMA LIVRE VIAGENS
A aquisição de pacotes de viagens nacionais e internacionais junto a Alma Livre Viagens observa legislação vigente aplicável a esta matéria, especialmente, o Código de Defesa do Consumidor e as normas da EMBRATUR, e submete-se aos termos e condições gerais abaixo especificados.
Alma Livre Viagens, sediada na Rua Alcides Darcanchy, 370, Sb 04, Santa Felicidade, Curitiba – PR, inscrita no CNPJ 29.479.499/0001-43, registrada na EMBRATUR sob n.º 18.093032.10.0001-1 (“Alma Livre”), que atua como operadora e agencia, elaborando pacotes e programas de viagens, e intermediando a relação entre seus clientes (os “Clientes”) e seus fornecedores, responsável pela execução das atividades específicas de transporte, hotelaria, locação de veículos e atividades de turismo no Brasil e no exterior (os “Fornecedores”)
A Alma Livre disponibiliza a seus Clientes: (a) Pacotes Personalizados, nacionais ou internacionais, em que o Cliente, junto a seu agente de viagens, seleciona os destinos, datas e horários de transporte aéreo, hospedagem, e, ainda, reserva a locação de veículos e atividade, criando assim um pacote exclusivo; e (b) Pacotes Padronizados, nacionais ou internacionais, que podem incluir transporte aéreo, hospedagem, traslado ( transfer ), e, conforme o caso, outros serviços, devidamente descritos no Programa de Viagem correspondente; em conjunto (os “Pacotes de Viagem”).
As especificações dos serviços e produtos contratados pelo Cliente estarão previstas na descrição do roteiro, contida nos termos e condições do Pacote recebido pelo Cliente no momento da aquisição do serviço ou produto.
Os preços dos Pacotes de Viagem terão sua validade restrita aos períodos mencionados nos respectivos materiais promocionais, anúncios, folhetos e cotações, estando sujeitos a eventuais aumentos e alterações decorrentes de variação cambial, de tarifas aplicadas por determinação de autoridades competentes, de aumento da demanda, como em altas temporadas, feriados prolongados, realização de eventos, festejos ou comemorações, entre outros fatores.
Os preços dos produtos incluem única e exclusivamente os serviços expressamente especificados na descrição do Pacote de Viagem contidas nas condições do Pacote entregue/enviado ao Cliente quando da aquisição do Pacote de Viagem.
Exceto se de outra forma especificado no Pacote de Viagem, os preços não incluem serviços como: (a) tarifa de excesso de bagagem; (b) gorjetas; (c) guias nos parques de diversões e de atrações; (d) café da manhã e/ou refeições servidas nos apartamentos; (e) bebidas em geral; (f) despesas de caráter pessoal, tais como lavanderia, cartas, telefonemas, entre outras; (g) despesas com documentação pessoal, tais como passaporte, vistos, cédulas de identidade, entre outros; (h) despesas com passeios opcionais; e (i) pernoites que excedam o período especificamente programado.
A efetivação da aquisição do Pacote de Viagem dar-se-á mediante o pagamento do valor acordado por meio de Cartão de Crédito ou através de outras formas de pagamento aceitas pela Alma Livre e seus fornecedores.
A não liquidação pontual de qualquer pagamento determinará a cobrança de juros e possíveis atualizações monetárias, além de honorários de advogado e de custas judiciais, quando o pagamento for pleiteado em juízo.
Exceto se de outra forma especificado nestes Termos e Condições, o transporte aéreo de passageiros e bagagens respeitará os termos do Contrato de Transporte Aéreo.
Os hotéis utilizados pela Alma Livre no Brasil estão classificados de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem da EMBRATUR ou por outros sistemas adotados no exterior, caso o hotel se localize fora do território brasileiro.
Na hipótese de impossibilidade de utilização de quaisquer dos hotéis mencionados em anúncios, folhetos, materiais promocionais ou adquiridos através da emissão do Pacote de Viagem, estes poderão ser substituídos por outro similar, da mesma categoria, mantendo o mesmo padrão de qualidade e sem prejuízo ao Pacote de Viagem, independentemente do preço.
Os horários previstos para a entrada ( check-in ) e saída ( check-out ) nos apartamentos dos hotéis contratados serão informados ao Cliente na descrição do Pacote de Viagem.
É responsabilidade do Cliente a verificação e o pagamento dos valores cobrados pelos serviços extras nos hotéis, tais como: café da manhã e/ou refeições servidas nos apartamentos; refeições não inclusas na hospedagem ou no Pacote, e bebidas em geral; além de despesas de caráter pessoal, entre elas: lavanderia, cartas, telefonemas, resort fee, academia, spa, entre outros e/ou taxas adicionais sobre o preço contratado, que não estão inclusas nas Condições do Pacote e deverão ser pagas pelo Cliente diretamente ao Fornecedor. Tais taxas estão relacionadas às normas de cada hotel e às legislações e políticas locais.
O sistema de alimentação nos hotéis contratados obedecerá à modalidade descrita no Pacote de Viagem. O sistema de alimentação poderá ser de (i) meia pensão (café da manhã e mais uma refeição, seja almoço ou jantar); (ii) pensão completa (café da manhã, almoço e jantar); ou (iii) sem refeições, ressalvado o café da manhã quando incluído na diária do hotel. As refeições ocorrerão, ainda, nos horários e sistema (buffet ou à la carte) definidos pelos hotéis contratados.
As despesas com refeições ou lanches no curso das viagens, quando não mencionadas como incluídas na descrição Pacote de Viagem, correrão sempre por conta dos Clientes.
Os Pacotes de Viagens poderão incluir, se assim especificado, traslado na chegada e saída (no trecho aeroporto – hotel / hotel – aeroporto), bem como em outros percursos especificadamente apontados no respectivo Pacote de Viagem, através de veículos seguros, conduzidos por profissionais habilitados.
As atividades inclusas no Pacote de Viagem serão realizadas, e poderão ser realizados em conjunto com outros grupos de turistas, inexistindo quaisquer prioridades ou tratamentos especiais.
Caberá ao Cliente realizar a confirmação do traslado de retorno do hotel até o aeroporto de embarque, diretamente com o representante no destino (serviço de receptivo local). Na impossibilidade de contato com o receptivo local, o Cliente deverá entrar em contato com a Alma Livre e o não comparecimento no local e hora marcados isenta a Alma Livre de qualquer devolução e/ou reembolso que o Cliente possa requerer.
Os serviços de traslados terão uma limitação de volume de bagagem por passageiro. O excesso de bagagem poderá impedir a utilização do serviço inicialmente contratado, sendo certo que a Alma Livre estará isenta de qualquer custo, devolução e/ou reembolso que o Cliente possa requerer.
Os ingressos para atrações como parques, shows, espetáculos, feiras e eventos de forma geral denominados neste documento como “Ingressos” são comercializados pela Alma Livre, contudo, deverão ser observadas as regras específicas de utilização de cada um dos fornecedores as quais serão entregues no momento da aquisição dos Ingressos.
Os Ingressos serão entregues aos Clientes pela Alma Livre ou seus fornecedores após a conclusão da compra e confirmação do pagamento integral do Pacote de Viagem. Os Ingressos serão utilizados na(s) data(s) e horário(s) contratados pelo Cliente, não sendo permitido o seu cancelamento, alteração ou reembolso, de acordo com as regras estabelecidas por cada fornecedor dos Ingressos.
Os Ingressos são intransferíveis, inalteráveis e não reembolsáveis. No caso de Ingressos de parques, o período de utilização dos dias contratados constará no próprio documento entregue ao Cliente, sendo que após a primeira utilização (primeiro dia de uso), o Ingresso possuirá um período específico para utilização, conforme as regras estabelecidas pelos fornecedores destes ingressos.
São condições para a locação de veículos: (i) possuir a idade mínima especificada pelo Fornecedor de tais serviços; (ii) possuir Carteira Nacional de Habilitação há pelo menos 02 (dois) anos e Carteira Internacional de Habilitação, quando assim requerido pelo país de destino; (iii) apresentar, além dos documentos mencionados no item (ii) acima, CPF e RG originais; (iv) possuir cartão de crédito em seu próprio nome em situação cadastral regular para pagamento; (v) estrangeiros devem apresentar passaporte e driver license emitidos pelo mesmo país; (vi) declarar nome de motoristas adicionais, que estarão sujeitos às mesmas regras do locatário do veículo, e deverão figurar em contrato, estando ainda sujeitos a cobrança de valor adicional a ser paga diretamente à locadora do veículo. Caso a decisão de inserção de um condutor adicional ocorrer apenas quando da retirada do veículo alugado, o pagamento da taxa a ser cobrada por tal inserção deverá ser realizado diretamente na loja.
O Cliente que optar pela locação de veículos ficará obrigado a respeitar a legislação de trânsito do local onde transitar com o veículo, sendo pessoalmente responsável pela observância das normas de trânsito.
O Cliente devolverá o veículo no local previsto para sua devolução. Se o cliente desejar devolver o veículo em local diferente daquele em que foi retirado por ocasião do início da locação, deverá obter a concordância da Locadora, bem como efetuar o pagamento de eventual taxa de retorno praticada pela Locadora, diretamente para tal empresa.
As condições acima estabelecidas poderão sofrer alterações caso a locação de veículo seja para uso no exterior. Nesse caso, as condições obedecerão às leis de trânsito locais, assim como as condições que vierem a ser estabelecidas pelo respectivo Fornecedor estrangeiro.
A locadora de veículos se reserva o direito de solicitar pré-autorização no cartão de crédito do Cliente, a fim resguardar o pagamento de eventuais multas, franquias de seguradora, etc.
PRÉ-AUTORIZAÇÃO
No momento da retirada do carro, deverá ser efetuada uma pré-autorização no cartão de crédito do titular da locação (o mesmo nome informado na compra do pacote de viagem), conforme valores definidos pela empresa parceira responsável pela prestação do serviço. Não será possível efetuar a pré-autorização utilizando outras formas de pagamento ou cartões de crédito de outras pessoas que não o titular da locação.
Exceto se de outra forma especificado nesses Termos e Condições, as regras e políticas dos cruzeiros, respeitarão os termos dos contratos de cada companhia marítima e produtos adquirido pelo Cliente.
Todos os Clientes deverão portar sua documentação pessoal necessária para a viagem. Em geral são aceitos os seguintes documentos:
(i) Viagens Nacionais (original ou cópia autenticada) – conforme Resolução nº 130 da ANAC, de 08/12/2009: Carteiras de Identidade, carteiras nacionais de habilitação, carteiras profissionais emitidas pelos conselhos profissionais. No caso de estrangeiros, serão aceitos Passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiros – RNE. Os menores deverão portar Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, ou Passaporte quando estrangeiros, se viajando desacompanhados ou somente com um dos responsáveis, deverão portar, além dos documentos mencionados, Autorização de Viagem com firma reconhecida, de acordo com a legislação vigente; e
(ii) Viagens Internacionais: a documentação pessoal varia de acordo com as exigências de cada país, sendo de responsabilidade única e exclusiva do viajante providenciá-la. Em regra o documento a ser apresentado deverá possuir validade mínima de 06 (seis) meses da data de retorno para o país de origem, além de visto válido até a data de retorno, conforme a necessidade de cada país.
Os gastos para obtenção da documentação pessoal são de inteira responsabilidade do Cliente assim como a apresentação desta no momento da viagem é de responsabilidade única e exclusiva do passageiro, sendo que a inobservância dos horários de apresentação para embarque bem como a falta de quaisquer documentos de identificação obrigatórios implicarão no cancelamento da reserva e impossibilidade de embarque do Passageiro, sem qualquer responsabilidade para a Azul Viagens.
Sem prejuízo ao disposto nestas Condições Gerais, são responsabilidades do Cliente: (i) pagar o preço estabelecido para o Pacote de Viagem; (ii) cumprir os horários e procedimentos estabelecidos no Pacote de Viagem e suas eventuais alterações; (iii) fazer confirmações da reserva dos serviços com antecedência necessária e tempo viável; (iv) atender as orientações recebidas pelo agente de viagens; (v) obedecer aos procedimentos de segurança indicados e recomendados para os embarques em aeronaves e demais meios de transporte utilizados nas viagens; (vi) zelar pelos objetos pessoais, como dinheiro, jóias, equipamentos e outros materiais de valores sentimentais ou monetários; (vii) arcar com as perdas e danos decorrentes de ações ou omissões originadas por sua culpa; (viii) preservar as áreas, instalações e equipamentos que sejam postos a sua disposição durante a viagem; e (ix) adotar procedimentos que contribuam para a integração e cordialidade entre os participantes e entre estes e a população dos locais a serem visitados.
O não cumprimento de quaisquer das disposições acima, ensejará a possibilidade de a Alma Livre proceder ao cancelamento, parcial ou total, do contrato firmado em decorrência do Pacote de Viagem contratado, mediante cobrança de multa equivalente a 30% (trinta por cento) do valor do referido Pacote de Viagem, podendo o Cliente, ainda, vir a ser responsabilizado pelos danos e prejuízos decorrentes do descumprimento do contrato, nos termos da legislação em vigor.
O Cliente deve informar à Alma Livre, no ato da aquisição do Pacote de Viagem, sobre qualquer limitação ou impedimento seu ou de seus familiares ou acompanhantes, decorrente de motivo de doença, incapacidade, física ou mental, ou outra causa qualquer que possa dificultar, prejudicar o Cliente ou implicar cuidados especiais durante o desenvolvimento da excursão. A Alma Livre envidará os melhores esforços para que o Cliente, ainda que com alguma limitação, possa participar do Pacote de Viagem, porém, em virtude do dever da Alma Livre de prestar serviços satisfatórios e seguros, será facultado à Alma Livre a não inclusão ou desligamento do referido Cliente em Pacote de Viagens, efetuando-se os devidos acertos financeiros.
É responsabilidade do Cliente zelar por seus objetos pessoais, como dinheiro, jóias, equipamentos e outros materiais de valores sentimentais ou monetários.
Fica a Alma Livre isenta de qualquer responsabilidade em relação ao extravio de objetos que estavam sob direta responsabilidade dos viajantes ou de terceiros. Os objetos que, em quaisquer circunstâncias, venham a ser considerados como extraviados pelos Clientes, deverão ser reclamados por eles diretamente nos locais da ocorrência do extravio.
QUAISQUER ALTERAÇÕES E CANCELAMENTOS DE PACOTES DE VIAGEM, VOOS, HOSPEDAGEM, ATIVIDADES E LOCAÇÃO DE VEÍCULOS DEVERÃO SEMPRE REALIZADOS COM ANTECEDENCIA NOS TELEFONES 41 3069-0880 / 41 99184-8747.
Entende-se por cancelamento a desistência parcial ou total da viagem e/ou dos serviços contratados, bem como as alterações de datas de embarque, de entrada e/ou saída e retorno, exigidos pelo Cliente, por quaisquer motivos. Nestas hipóteses, caberá à Alma Livre realizar devoluções financeiras dos valores que se encontrem consigo (descontando multas pactuadas, taxas administrativas e operacionais e perdas e danos havidos). Caso haja negativa dos fornecedores diretos de realizarem por quaisquer motivos alegados a devolução financeira correspondente. Caberá ao cliente se for de direito, cobrar tais valores de cada qual dos fornecedores diretos. Independentemente disso, responsabiliza-se a Alma Livre fazer esforços também, na tentativa de beneficiar o cliente, comunicando-se com tais fornecedores diretos. Para tal, entrará em contato com os mesmos, a fim de pedir as devoluções financeiras possíveis, abatidas perdas e danos inevitáveis. O resultado desta tentativa será cientificado ao cliente.
Caso o cliente firme o contrato em período inferior a 7 dias do início dos serviços, não caberá ao mesmo, realizar cancelamento ou ter arrependimento. Configura desistência dos serviços contratados o não comparecimento do cliente, na hora e local marcados para o início dos serviços ou o comparecimento depois de iniciada a sua prestação, ou qualquer outro fato similar. Atos governamentais e fiscalizatórios também se enquadram nesta hipótese. O cancelamento do cliente, após o início da viagem, o que caracterizará também descumprimento contratual, será de responsabilidade do cliente, única e exclusivamente.
A alteração do Pacote de Viagem sujeitará o Cliente ao pagamento de multa de 15% (quinze por cento) do valor inicialmente contratado.
Para as alterações de apenas um componente do pacote de viagens (transporte aéreo ou hospedagem ou atividades ou locação), aplica-se a mesma multa supramencionada sobre o valor deste componente. Caso a alteração de um componente interfira em outros componentes do Pacote de Viagem, a multa será aplicada sobre o valor integral do Pacote.
Além das sanções acima estabelecidas, o Cliente arcará com eventual multa cobrada diretamente pelo prestador de serviço de hospedagem e dos demais serviços contratados e posteriormente alterados
(i) O cancelamento do Pacote de Viagem por quaisquer motivos sujeitará o Cliente ao pagamento de multa contratual sobre o preço do contrato, a título de natureza não indenizatória, conforme segue: a) 25% (vinte e cinco por cento) do contrato, quando ocorrer além de 30 dias do embarque; b) 50% (cinquenta por cento) do contrato, quando ocorrer de 16 a 29 dias anteriores ao embarque; c) de 15 dias ou menos do embarque, devida multa de 85% sobre o valor contratado.
Será cobrada uma taxa administrativa, no valor equivalente a 5,8% (cinco ponto oito por cento) quando o pagamento for realizado através de cartão de crédito, depósito em conta corrente para a Alma Livre ou por meio de parcelamento em boleto bancário.
(ii) Para cancelamento parcial do Pacote de Viagem, o cálculo das respectivas multas será proporcional aos cancelamentos solicitados.
(iii) Em casos de No-Show: estará o Cliente sujeito às regras de cancelamento do Pacote de Viagem, exceto nos casos de no-show para hospedagens durante o período de alta temporada e feriados na cidade de destino, onde o valor pago não será reembolsado.
(iv) Além das sanções acima estabelecidas, o Cliente também arcará com eventual multa cobrada diretamente pelo prestador de serviço de hospedagem e dos demais serviços contratados e posteriormente cancelados.
(v) Excepcionalmente para os grupos de viagens rodoviárias operados pela Alma Livre Viagens as regras de cancelamento serão da seguinte maneira:
Atividades de 1 dia
Viagens de 2 a 4 dias:
Viagens acima de 5 dias
A Alma Livre reserva-se o direito de cancelar o Pacote de Viagem nos seguintes casos: (i) não pagamento pelo Cliente do preço na forma acordada; (ii) não cumprimento, pelo Cliente, de quaisquer de suas obrigações; (iii) não houver número mínimo de Clientes, quando a realização da viagem estiver condicionada a este evento; ou (iv) por caso fortuito e força maior.
Voos fretados ou voos especiais podem sofrer alterações decorrentes de mudança nos horários, nas datas, nas rotas e nos equipamentos. Sendo assim, a Alma Livre reserva-se o direito de estabelecer conexões e escalas, bem como alteração de aeroportos, sempre em benefício da segurança dos Clientes e passageiros e da manutenção do preço da tarifa paga pelo transporte. O voo fretado ou especial não permite remarcação, aproveitamento, reaproveitamento, desdobramento, transferência, reembolso de trecho não voado ou prolongamento de trecho, devido às condições e características específicas desse tipo de voo e às disposições regulamentares aplicáveis.
Todas as empresas prestadoras de serviços turísticos contratados pelo Cliente através Alma Livre são solidariamente responsáveis pela específica prestação dos serviços contratados.
A comprovação de imprudência, negligência, inabilidade ou má fé quanto ao fornecimento, imputará aos prestadores de serviços a obrigação de ressarcir os Clientes por todos os danos causados, bem como qualquer ônus decorrente da prestação de serviços em desconformidade com o contratado.
A Alma Livre e seus fornecedores se responsabilizam pelos atos de seus prepostos, inclusive os praticados por terceiros por ela contratados ou autorizados, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, sendo tal responsabilidade limitada aos atos praticados pelos prepostos ou terceiros exclusivamente no exercício das atividades que lhes competirem, por força do Programa de Viagem contratado com a Alma Livre ou seus fornecedores.
O Cliente reconhece a atuação da Alma Livre como sua mandatária para a contratação dos serviços e Fornecedores envolvidos no Pacote de Viagem contratado, cabendo ao Cliente exigir dos Fornecedores contratados os recibos e/ou documentos fiscais, relativos aos respectivos serviços e produtos.
Clientes, em Pacotes de Viagens internacionais, com origem ou destino para os Estados Unidos da América, para eventos ocorridos nos Estados Unidos da América especificamente relacionados ao voo internacional, será aplicado o Plano de Assistência ao Passageiro e o Plano de Contingência de Atraso em Pista, conforme regulamentação expedida pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos da América – DOT.
Qualquer reclamação relativa à viagem realizada pela Alma Livre deverá ser formulada ao Serviço de Atendimento aos Clientes (SAC) da Alma Livre, no prazo de 30 (trinta) dias a contar do término da execução dos serviços contratados – Pacote de Viagens.
O SAC da Alma Livre pode ser contatado pelo telefone +55 41 3069-0880
As partes elegem o Foro da Comarca de Curitiba do Estado do Paraná para dirimir quaisquer questões oriundas do presente Termos e Condições que não puderem ser solucionadas de comum acordo.
A Alma Livre (i) não possui a pretensão de esgotar totalmente nestes Termos e Condições os assuntos pertinentes a normas e procedimentos, e (ii) compromete-se a tratar eventuais omissões deste instrumento com o indispensável bom senso, com a mais atenta consideração e boa-fé.